Briefing, na tradução literal do inglês para português, quer dizer INSTRUÇÕES. Um processo de briefing ocorre todas as vezes que precisamos passar informação de um ponto ao outro. É uma forma de organizar a informação e a passagem correta dos dados.
Como conseguir a informação correta?
No nosso caso enviamos para o cliente uma série de perguntas (briefing web), um questionamento seletivo, para assim conseguir as respostas necessárias para o desenvolvimento do site.
O briefing é o início do projeto. E a importância de um briefing web preenchido corretamente é de que, o que começa certo, tem muito mais possibilidade de render um bom resultado do que, o que começa errado. E lembre-se que detalhes fazem toda a diferença na hora do preenchimento do briefing e caso você lembre de algo após o envio do briefing, não deixe de passar a informação de alguma forma. Muitas vezes pequenos detalhes podem completar as ideias do designer.
Por que um briefing é importante?
Antes de se começar um trabalho, é imprescindível que o profissional saiba do que o cliente precisa e que o cliente saiba quais são as melhores opções. Ou seja, um briefing não é só para que o profissional possa fazer seu trabalho, mas também é para que o cliente entenda o que pode ser feito, porque muitas vezes ele pode ter uma ideia equivocada – uma coisa é certa: Se você contrata um profissional para fazer um tipo de trabalho, provavelmente você não sabe fazer o mesmo. Cada um tem suas experiências, e é importante que elas sejam colocadas em prática na área e na hora certa.
Outra coisa é certa: Não existe trabalho simples porque não há uma definição exata sobre o que é simples. Existem coisas visualmente simples que, por dentro ou em sua fabricação, são extremamente complexas e agregam valor – assim como existe o oposto, coisas visualmente complexas que na verdade são simples de serem feitas.